Terça-feira, 17 de Abril de 2007

Sobre a Assembleia Geral Eleitoral de Março de 2007

Sobre a Assembleia Geral da Associação Por Santiago de Março de 2007
 
 
Realizaram-se no passado dia 24 de Março as eleições para os Corpos Sociais da Associação Por Santiago.
 
A lista eleita, gerada no seio da anterior Direcção irá continuar o trabalho desenvolvido até aqui privilegiando a intervenção cultural e recreativa como forma de chamar a atenção para os problemas de que o Bairro de Santiago enferma: desertificação, degradação do parque habitacional, falta de envolvimento institucional na resolução dos problemas e carências várias ao nível dos cuidados básicos de uma população maioritariamente pobre, idosa e desprotegida.
 
O Estudo de Enquadramento Estratégico que a Câmara Municipal encomendou à Parque Expo elege a zona do nosso Bairro (UOP 7) como uma das áreas de intervenção. Independentemente das dificuldades na prossecução e implementação deste projecto, este é um bom sinal para as gentes de Santiago. Como a Associação sempre defendeu, é necessário colocar a zona de Santiago no mapa de Estremoz. Este é certamente o primeiro passo.
 
A Associação Por Santiago, os seus dirigentes e sócios certamente aproveitarão para se colocar do lado do desenvolvimento contra o imobilismo de séculos que tem abafado o local onde moramos e crescemos.
 
Mas há, infelizmente, quem não perceba que os tempos estão a mudar…
 
Na última Assembleia Geral Eleitoral um punhado de sócios julgou estar perante um “golpe de Estado” na sua Associação. A pretexto de algumas quotas não cobradas, de falta de democracia (atribuível ao facto de só haver uma lista) e de dirigismos pessoais três elementos arrastaram uma dezena de pessoas sérias e empenhadas para um espectáculo que viria a cair por terra redondamente.
 
As eleições estavam convocadas desde o dia 24 de Janeiro – prazo previsto nos Estatutos. Em finais de Fevereiro a Direcção reuniu com todas as sensibilidades em presença e aprovou o processo eleitoral. Na semana anterior às eleições foram expedidas cartas aos sócios e no próprio dia foram enviados SMS aos sócios com telemóvel. Há que referir que pelo menos um dos que integrou o “protesto” estava a par de tudo e participou em todas as reuniões preparatórias da votação.
 
No que respeita à falta de democracia à que assinalar que os que mais se indignaram com este facto tinham sido convidados a fazer parte desta direcção agora eleita, tendo recusado – sempre é mais fácil tecer intrigas à mesa do café do que trabalhar afincadamente no desenvolvimento do nosso Bairro.
 
Quanto às Finanças, e curiosamente, os principais actores abandonaram a Assembleia imediatamente antes de se começar a falar do Relatório de Contas…
 
Aos poucos e de olhos postos no chão os principais instigadores foram abandonando a sala. Ficaram aqueles que querem trabalhar ou simplesmente estar informados.
 
No final, o relatório de Contas foi aprovado, os Corpos Sociais foram eleitos mas ficou um travo amargo no ar e uma interrogação: a quem serve o atraso de Santiago? Quem quer que fique tudo na mesma? Quem prefere destruir em vez de construir?
 
 
 
Luis Mariano
lmariano@netvisao.pt
 
publicado por Luis Mariano às 16:48
link do post | comentar | favorito
|

Associação Por Santiago

Terreiro do Loureiro - Quartéis de Baixo, 26 7100 - 511 ESTREMOZ Tel 268 324 003 por.santiago@netvisao.pt

Já por cá passaram

Free Hit Counters
Free Counter

RSS

 Subscribe in a reader

Por aqui...

online

Por cá estamos assim...

Weather Forecast | Weather Maps

Missão

Esta página tem por missão, divulgar as actividades da Associação Por Santiago e retratar tão fielmente quanto possível a realidade do Bairro. Serve também para disponibilizar um conjunto de documentos e de reflexões sobre o Bairro, nomeadamente da sua Associação. A zona histórica de Santiago (tal como o Castelo a mais antiga de Estremoz), merece melhor: da parte dos poderes central e autárquico, da parte das instituições da cidade e também da parte dos estremocenses em geral. Este contributo, necessáriamente pessoal, apenas reflete as opiniões do seu autor e único responsável. Ao contrário dos primeiros meses de existência, este espaço assume agora - em pleno - a sua condição de blog: está aberto a todas as participações. Em baixo encontrará alguns dos filmes das nossas iniciativas (para uma pesquisa mais exaustiva, vá a www.youtube.com e pesquise "Santiago - Estremoz") . Ao lado haverá opiniões, críticas e aplausos. Obrigado pela vossa visita. Luis Mariano (lmariano@netvisao.pt)

pesquisar

arquivos

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

As nossas actividades