Sábado, 16 de Fevereiro de 2008

Carnaval Estremoz 2008: aprender com os erros e avançar...

Transcrevemos, na íntegra, a carta aberta que endereçamos à Comissão Organizadora do Carnaval Estremoz 2008:

(cópia deste texto seguiu ainda para a CME e para a imprensa da cidade)

 

Caros Amigos/as:

É inegável que a cidade de Estremoz tem tradições carnavalescas e de marchas populares que remontam à infância dos nossos avós. É também de salientar o trabalho e dedicação de várias pessoas, a esta iniciativa que anima a cidade por estes dias.
Partindo destas duas premissas – e para que fique claro que a nossa motivação é construir e não o contrário – vimos dar a nossa colaboração ao debate e balanço que há que fazer do desfile deste ano.

A Associação Por Santiago formou-se à pouco mais de dois anos e tem por objectivo dar visibilidade a um bairro degradado e desfavorecido. Por duas vezes participámos no desfile, tentando por um lado motivar os habitantes desta zona histórica e por outro dar uma contribuição ao desfile da cidade.

Os dois últimos temas (banda desenhada e artes e espectáculos) pouco tinham a ver com a especificidade de Estremoz no contexto do Alentejo, e talvez por isso mesmo se começou a desenhar entre algumas associações e participantes a possibilidade de haver um tema livre que permitisse aos vários grupos desenvolver com mais criatividade as suas próprias temáticas.

Esta “fórmula” seria tanto mais eficaz se potenciasse a crítica social e a irreverência sem as quais não há Carnaval.

Assim, iniciámos a preparação do nosso desfile sob o lema da reconstrução do Bairro (alusão à prevista requalificação da zona histórica de Santiago): Por Santiago toca a Trabalhar! seria o nosso lema.

Porém, a escassas três semanas do primeiro dia de desfile “cai” na caixa de correio da nossa sede uma carta a “sentenciar” o tema deste ano: a Alimentação.
Para uma associação débil financeira e estruturalmente como a nossa, não é possível dar um golpe de rins deste tamanho. Daí a nossa não participação.

Mas esta decisão também encerra em si um protesto.
Se o objectivo é dinamizar e promover a cidade temos que fazer o “trabalho de casa” mais bem feito. O planeamento terá de ser feito com meses de antecedência, ouvindo e auscultando os potenciais participantes. A estrutura coordenadora deverá ser mais profissional e manter-se em funções ao longo de todo o ano.

A Câmara Municipal de Estremoz também não sai bem na “fotografia”: desta maneira Estremoz Marca, … mas marca mal!
Das duas uma: ou consensualmente se mantém o interesse neste tipo de iniciativa e se investe nela seriamente ou então é melhor assumir frontalmente que não há meios ou vontade para a realizar.

Desta forma, e infelizmente, o vendaval que se abateu sobre a cidade acabou por ser uma benesse. Se o tempo estivesse bom as falhas seriam muito mais visíveis.

Assim, propomos à Comissão Organizadora que agende de imediato uma reunião para o final do mês de Março com o único objectivo de planear toda a estratégia concernente ao desfile de 2009 e apresentar um relatório financeiro da iniciativa deste ano.

A Associação Por Santiago está desde já disposta a participar nessa reunião unindo esforços por um Carnaval 2009 mais organizado e eficaz.

Sem mais, recebam os nossos melhores cumprimentos.

 

A Direcção da Associação Por Santiago

15 de Fevereiro de 2008

publicado por Luis Mariano às 19:56
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Anónimo a 18 de Fevereiro de 2008 às 08:53
Aquilo não foi um carnaval foi uma vergonha
De Anónimo a 24 de Fevereiro de 2008 às 12:16
Esta gente só sabe trabalhar em cima do joelho. Não esmoreçam, que vocês é que estão a trabalhar com pés e cabeça.
Viva santiago!!!

Comentar post

Associação Por Santiago

Terreiro do Loureiro - Quartéis de Baixo, 26 7100 - 511 ESTREMOZ Tel 268 324 003 por.santiago@netvisao.pt

Já por cá passaram

Free Hit Counters
Free Counter

RSS

 Subscribe in a reader

Por aqui...

online

Por cá estamos assim...

Weather Forecast | Weather Maps

Missão

Esta página tem por missão, divulgar as actividades da Associação Por Santiago e retratar tão fielmente quanto possível a realidade do Bairro. Serve também para disponibilizar um conjunto de documentos e de reflexões sobre o Bairro, nomeadamente da sua Associação. A zona histórica de Santiago (tal como o Castelo a mais antiga de Estremoz), merece melhor: da parte dos poderes central e autárquico, da parte das instituições da cidade e também da parte dos estremocenses em geral. Este contributo, necessáriamente pessoal, apenas reflete as opiniões do seu autor e único responsável. Ao contrário dos primeiros meses de existência, este espaço assume agora - em pleno - a sua condição de blog: está aberto a todas as participações. Em baixo encontrará alguns dos filmes das nossas iniciativas (para uma pesquisa mais exaustiva, vá a www.youtube.com e pesquise "Santiago - Estremoz") . Ao lado haverá opiniões, críticas e aplausos. Obrigado pela vossa visita. Luis Mariano (lmariano@netvisao.pt)

pesquisar

arquivos

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

As nossas actividades